Topo

Presidente do Conselho Europeu acha 'razoável' extensão do prazo para o Brexit

25/02/2019 11h27

Sharm el-Sheikh, Egito, 25 Fev 2019 (AFP) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse nesta segunda-feira que um prazo adicional para o Brexit além da data oficial de 29 de março seria uma solução "razoável" para Londres.

"Penso que, dada a situação em que nos encontramos, um prazo adicional seria uma solução razoável", afirmou Tusk, em entrevista coletiva em Sharm el Sheikh (Egipto), onde acontece a primeira cúpula de chefes de Estado da Liga Árabe (LA) e da União Europeia (UE).

Mas "a primeira-ministra (britânica, Theresa) May ainda acredita que pode evitar esse cenário", acrescentou.

May, que adiou para 12 de março uma votação no Parlamento britânico sobre o acordo do Brexit inicialmente prevista para esta semana, quer mais tempo para tentar renegociar o texto com Bruxelas antes do prazo de partida, de 29 de março.

May, que participa da cúpula de Sharm el-Sheikh, teve várias discussões sobre o assunto com seus parceiros europeus no domingo e nesta segunda-feira.

Ela se encontrou com Tusk e com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Durante a coletiva de imprensa, Juncker limitou-se a dizer: "estamos fazendo bons progressos".

Desde a rejeição maciça do acordo de divórcio pelos parlamentares britânicos em janeiro, May tenta renegociar com Bruxelas uma nova versão do texto que possa agradar a maioria parlamentar.

lc-emp/gk/pc/age/ra/mr