Topo

Do caos à incerteza: venezuelanos na expectativa de reabertura da fronteira com a Colômbia

Homem tentar cruzar a fronteira entre a Venezuela e a Colômbia por trilha irregular - LUIS ROBAYO/AFP
Homem tentar cruzar a fronteira entre a Venezuela e a Colômbia por trilha irregular Imagem: LUIS ROBAYO/AFP

26/02/2019 17h10

Em frente à ponte Francisco de Paula Santander, que continua obstruída por soldados, os moradores da cidade venezuelana de Ureña esperam ter a sorte de poder passar para a colombiana Cúcuta.

Milhares de moradores de Ureña e da vizinha San Antonio, onde vivem cerca de 100 mil pessoas, dependem de ir ao outro lado da fronteira para trabalhar, estudar e comprar remédios e produtos básicos escassos na Venezuela.

Nesta terça-feira, um pequeno grupo de crianças em idade escolar exibia um cartaz onde estava escrito: "Queremos estudar. Deixe-nos passar".

"Minha filha caçula está muito preocupada. 'Mamãe, quero estudar; mamãe, tenho uma prova' (...) O que posso fazer?", disse à AFP Kelly Pinto, mãe de duas meninas de 8 e 10 anos, enquanto observava o acesso à ponte Santander, bloqueado por um veículo militar blindado.

Kelly vive da venda de produtos comprados do outro lado da divisa. "Não nos dizem se vão abrir a fronteira ou não", lamenta.

Os dias anteriores foram um caos, com violentos distúrbios e bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha disparados por membros da Guarda Nacional. Um ônibus incendiado por manifestantes no sábado foi retirado da rua, ocupada ainda por uma grande quantidade de escombros.

Por ora, o local está tranquilo, mas o clima ainda é de muita incerteza.

'Esperando ordens'

O governo da Colômbia anunciou que vai liberar à meia-noite desta terça a passagem pela fronteira entre Cúcuta e Ureña e San Antonio, mas não se sabe até o momento se a Venezuela fará o mesmo.

Os conflitos na região começaram por conta da tentativa de entrada no território venezuelano de ajuda humanitária, solicitada pela oposição, mas bloqueada pelo governo de Nicolás Maduro.

Juan Guaidó, o líder do Parlamento reconhecido como presidente interino da Venezuela por 50 países, disse que assistência cruzaria a fronteira de qualquer maneira no sábado.

Nesta terça, um grupo de moradores de Ureña se aproximou dos militares que vigiam a ponte Santander para tentar negociar a abertura da fronteira e para informar que estavam dispostos a ajudar na retirada do escombros.

"Nos disseram que estão em processo de abertura", mas "sem data, sem hora, sem nada", declarou à AFP Gladys Celis, uma integrante do grupo que falou com os soldados.

"Estão esperando ordens", destacou Celis, cujo marido trabalha do outro lado da fronteira.

O chavismo celebrou como uma vitória a fracassada tentativa de envio pela fronteira de carregamentos de alimentos e insumos médicos, ação que Maduro denuncia como um "show" para iniciar uma invasão militar liderada por Estados Unidos.

Más recordações 

Desde o sábado, a Venezuela mantém um "fechamento total" da fronteira sul com o Brasil, onde os distúrbios deixaram um saldo de quatro mortos, e bloqueou quatro pontes binacionais dos limites ao oeste com a Colômbia no estado de Táchira, assim como no de Santander, mais ao norte.

Esta não é a primeira vez que as ligações territoriais de 2.200 km entre a Venezuela e a Colômbia são bloqueadas por ordem de Maduro. Durante vários meses entre 2015 e 2016, os postos fronteiriços dos estados Zulia, Apure e Amazonas foram fechados por conta de um ataque a uma patrulha militar venezuelana.

Esta medida teve um forte impacto na economia de Ureña e San Antonio, já que apenas 20% da indústria e do comércio sobreviveram ao fechamento, segundo dados de sindicatos locais.

O trânsito entre os dois lados foi voltando ao normal aos poucos, inicialmente através de permissões especiais por razões de trabalho ou médicas.