PUBLICIDADE
Topo

Internacional

EUA quer que Conselho de Segurança vote esta semana ajuda à Venezuela

26/02/2019 17h52

Nações Unidas, Estados Unidos, 26 Fev 2019 (AFP) - Os Estados Unidos querem que o Conselho de Segurança da ONU vote nesta semana um projeto de resolução que pede que a ajuda humanitária estrangeira entre na Venezuela, informou nesta terça-feira (26) Elliott Abrams, diplomata americano na organização.

"Teremos uma resolução esta semana que certamente pedirá que se admita a ajuda humanitária na Venezuela", disse a jornalistas Elliott Abrams, representante americano para esse país, antes de uma reunião do Conselho sobre Venezuela.

Os países europeus que compõem o Conselho pediram na terça-feira para organizar as eleições presidenciais na Venezuela para resolver a crise política, pouco antes do início da reunião do órgão.

A última eleição presidencial, realizada em maio, "carece de legitimidade democrática", avaliaram Reino Unido, Alemanha, França, Bélgica e Polônia em um comunicado, pedindo "o retorno à democracia por meio de eleições presidenciais livres, transparentes e confiáveis".

Os europeus condenaram a violência no fim de semana nas fronteiras da Venezuela com a Colômbia e o Brasil e pediram "evitar o uso da força". "Devemos permitir que a ajuda humanitária entre no país", disseram eles.

Quatro pessoas morreram e centenas ficaram feridas em confrontos entre as forças de Maduro e manifestantes em busca de ajuda humanitária no fim de semana, segundo a ONG Foro Penal.

Os membros europeus do Conselho dão seu "total apoio" à Assembleia Nacional da Venezuela, presidida pelo opositor Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por cerca de 50 países.

cml-lbc/lda/cc/ll/mvv

Internacional