México bloqueia contas de universidade pública por suposta lavagem de dinheiro
México, 26 Fev 2019 (AFP) - O governo mexicano informou nesta terça-feira (26) que bloqueou as contas bancárias de uma universidade pública estadual e colabora com uma agência internacional para investigar suposta lavagem de dinheiro, após relatos de movimentos incomuns de até US$ 150 milhões em uma única operação.
Depósitos e transferências internacionais vêm de mais de 22 países, incluindo Suíça, Espanha e Reino Unido, detalhou a Unidade de Inteligência Financeira (FIU) do Ministério das Finanças em um comunicado.
"Entre os movimentos mais relevantes, constatou-se que o centro educacional recebeu cerca de 150 milhões de dólares de contas bancárias localizadas na Suíça", explicou a UIF.
A entidade recebeu o relatório de operações incomuns do sistema financeiro em 22 de fevereiro e prosseguiu "imediatamente" para bloquear contas bancárias, acrescentou o comunicado.
Um porta-voz da Fazenda disse que, por ora, o nome da instituição investigada não será divulgado de acordo com as regras do devido processo legal.
Não é frequente a denúncia casos de instituições públicas, especialmente aquelas especializadas no setor de educação, que podem ter incorrido na lavagem de recursos de origem ilícita.
jla/sem/rbv/ll/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.