PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump prevê futuro 'MARAVILHOSO' para Coreia do Norte com desnuclearização

27/02/2019 00h42

Hanói, 27 Fev 2019 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, prevê um futuro "MARAVILHOSO" para a Coreia do Norte se seu líder, Kim Jong Un, a quem ele irá encontrar em um jantar nesta quarta-feira (27), concordar em desistir de seu arsenal nuclear.

Em seu tuíte, no qual fez uso das costumeiras maiúsculas para enfatizar suas declarações, Trump disse que agora a oportunidade para uma Coreia do Norte sem armas nucleares é "como nenhuma outra na história".

Trump e Kim têm previsto se encontrar cara a cara e depois vão compartilhar um jantar em Hanói, capital do Vietnã, antes de voltar a se reunir na quinta-feira.

O presidente referiu-se ao líder norte-coreano como "meu amigo", uma diferença brutal da época em que os dois trocavam insultos pessoais e ameaças de destruição no auge das tensões sobre os programas de armas norte-coreano.

Trump também condenou seus oponentes nos Estados Unidos pelas críticas à sua aproximação com o regime mais isolado do mundo.

"Os democratas deveriam parar de falar sobre o que eu deveria fazer com a Coreia do Norte e ao contrário perguntar a si próprios porque não o fizeram durante os oito anos do governo Obama?", disse Trump, em alusão ao seu antecessor na Casa Branca.

Os diálogos de dois dias visam a dar alguma definição à vaga declaração divulgada depois da histórica cúpula bilateral de junho, em Singapura.

Na ocasião, Kim se comprometeu a trabalhar "rumo à completa desnuclearização da península coreana", mas desde então os avanços diplomáticos estagnaram devido a desavenças sobre o que isto significaria.

Trump parece ter reduzido as expectativas americanas para a cúpula, ao afirmar que ficaria feliz se Pyongyang interrompesse seus contínuos testes nucleares e com mísseis.

Internacional