PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Atentado com carro-bomba na Somália deixa cinco mortos e 25 feridos

28/02/2019 18h05

Mogadíscio, 28 Fev 2019 (AFP) - Pelo menos cinco pessoas morreram e 25 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba perto de um hotel em Mogadíscio, informaram os serviços de socorro da capital somali.

"Nossas equipes recolheram cinco mortos e 25 feridos, mas este não é o saldo final", informou Abdukadir Abdirahman, diretor de serviço de ambulâncias Aamin, à AFP.

"As equipes continuam trabalhando" explicou.

Mogadíscio é frequentemente alvo de insurgentes do Al Shabab, que alegam que afirmaram estar tentando matar autoridades hospedadas no hotel Maka Al Mukarama.

"Houve um ataque suicida seguido por um tiroteio, no qual combatentes de Mujahideen atacaram autoridades do governo somali e autoridades que estavam hospedadas no hotel", disse o grupo em um comunicado divulgado em um site pró-Al Shabab.

"Houve uma enorme explosão de um carro-bomba na estrada Maka Al Maukarama", disse o policial Mohamed Farah. "Ele destruiu muitos comércios e veículos".

A explosão ocorreu em uma das ruas mais movimentadas da capital, e muitas pessoas estavam descansando lá após o dia de trabalho.

"Toda a área estava queimando e vi ambulâncias correndo para o local", disse Abdisamed Mohamed, uma testemunha. "Houve também um tiroteio, mas não sabemos quem estava atirando".

Poucos minutos depois, uma segunda explosão foi ouvida na área, mas não ficou claro o que provocou-a.

Combatentes do Al Shabab foram expulsos da capital da Somália em 2011 e posteriormente de outras cidades e povoados pelas tropas da União Africana. Mas continuam presentes em boa parte do país, principalmente zonas rurais.

nur-pjm/ri/jz/mb/ll/mvv

Internacional