Topo

Kim e Trump manterão 'conversas produtivas sobre desnuclearização'

28/02/2019 20h35

Seul, 28 Fev 2019 (AFP) - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente americano, Donald Trump, concordaram em manter conversas "produtivas" sobre a desnuclearização, reportou a agência oficial norte-coreana KCNA na sexta-feira (noite de quinta no Brasil), horas depois de uma cúpula bilateral em Hanói, que terminou abruptamente e sem acordo.

Kim e Trump "acordaram continuar com as conversas produtivas sobre a desnuclearização da península coreana e a melhora das relações entre os Estados Unidos e Coreia do Norte", destacou a agência de notícias norte-coreana KCNA, sem mencionar a ausência de resultado da cúpula de dois dias no Vietnã.

Os dois chefes de Estado se despediram nesta quinta em Hanói sem ter alcançado nenhum acordo ao final de uma cúpula dedicada ao espinhoso dossiê de desnuclearização da Coreia do Norte.

O presidente americano responsabilizou os norte-coreanos pela falta de acordo, afirmando que tinham exigido a suspensão completa das sanções econômicas impostas ao seu país, algo que Pyongyang desmentiu posteriormente através do seu chanceler.

Em coletiva de imprensa organizada depois da meia-noite em Hanói, Ri Yong Ho afirmou que Pyongyang fez uma "oferta realista" e pediu unicamente uma suspensão parcial e não total das sanções.

Em troca, a Coreia do Norte ofereceu encerrar "de forma permanente e desmontar completamente suas infraestruturas de produção nuclear" em seu complexo de Yongbyon, destacou.