Disparos de soldados israelenses deixam 17 palestinos feridos
Gaza, Territórios palestinos, 1 Mar 2019 (AFP) - Pelo menos 17 palestinos ficaram feridos nesta sexta-feira por disparos de soldados israelenses ao longo da fronteira entre Gaza e Israel, onde protestos semanais ocorrem há um ano.
Segundo uma declaração do Ministério da Saúde em Gaza, os 17 palestinos foram feridos "pelas balas de chumbo das forças de ocupação israelenses".
Enquanto isso, três motoristas de ambulância e um jornalista ficaram feridos por granadas de gás lacrimogêneo, acrescentou.
Já o exército israelense informou à AFP que seus soldados usaram balas de chumbo "de acordo com os procedimentos operacionais vigentes".
"Havia cerca de 8 mil revoltosos atirando pedras, queimando pneus e jogando explosivos e granadas contra as tropas e contra a barreira" que marca a fronteira, acrescentou esta fonte.
Portanto, disse ele, "usamos os meios de dispersão em resposta e disparados, de acordo com os procedimentos operacionais vigentes".
Em um relatório publicado na quinta-feira, uma comissão de investigações constituída pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU apontou que a resposta israelense aos protestos que estão ocorrendo há vários meses na Faixa de Gaza "pode constituir crimes de guerra ou crimes contra a humanidade".
Pelo menos 251 palestinos morreram por disparos de soldados israelenses desde março de 2018, a grande maioria ao longo da fronteira entre Gaza e Israel.
De acordo com fontes israelenses, os disparos foram uma represália a atos hostis por parte de palestinos.
az/scw/rsc/cgo/feb/ahg/eg/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.