Topo

EUA e Coreia do Sul suspendem importante exercício militar

01/03/2019 22h24

Washington, 2 Mar 2019 (AFP) - Os exércitos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul planejam suspender os exercícios militares anuais de grande escala, enquanto o presidente Donald Trump se esforça para melhorar as relações com a Coreia do Norte, informou uma autoridade americana sob anonimato à AFP nesta sexta-feira.

A NBC News informou pela primeira vez que os exercícios de Foal Eagle, que geralmente acontecem na primavera (europeia), serão eliminadas, citando dois autoridades de defesa dos Estados Unidos, que não se identificaram.

Foal Eagle é o maior dos exercícios regulares conjuntos realizados pelos dois aliados e sempre irritou Pyongyang, que o condena como preparativos para uma invasão a seu território. No passado, envolveu 200.000 soldados sul-coreanos e 30.000 americanos.

Desde a primeira cúpula de Trump com Kim no ano passado em Singapura, os Estados Unidos e a Coreia do Sul reduziram ou não realizaram vários exercícios conjuntos.

Trump se queixou várias vezes que esses exercícios eram muito caros.

A NBC informou que os exercícios anuais seriam substituídos por "treinamentos menores e específicos para missões".

No entanto, o presidente republicano descartou a retirada de qualquer um dos 28.500 militares dos EUA baseados na Coreia do Sul para defendê-la de seu vizinho.

Qualquer redução deste tipo enfrentaria uma forte rejeição do Congresso dos Estados Unidos e do Japão, cujo governo conservador desconfia profundamente das intenções da Coreia do Norte.

wat-sst/ft/rbv/dg/cn