Topo

Ativista climática adolescente se manifesta com estudantes na Alemanha

02/03/2019 00h19

Hamburgo, 2 Mar 2019 (AFP) - Centenas de jovens se manifestaram na sexta-feira para pedir medidas contra a mudança climática no centro de Hamburgo, na presença de Greta Thunberg, a adolescente sueca que se tornou um símbolo contra o aquecimento global.

Com greves escolares chamadas "Friday for the Future" (Sexta pelo Futuro), Thunberg inspirou um movimento global que começou com seu protesto solitário em frente ao Parlamento sueco em Estocolmo em agosto passado.

Desde então, dezenas de milhares de estudantes de cidades da Europa, Austrália, Uganda, México e Estados Unidos entraram em greve na sexta-feira para demonstrar e exigir medidas ambientais por parte das autoridades.

Nesta sexta-feira, Greta Thunberg participou pela primeira vez de uma mobilização desse tipo na Alemanha.

Anteriormente, ela participou de protestos em Paris, repreendeu os líderes reunidos no Fórum de Davos e foi convidada, em dezembro, a discursar na 24ª conferência da ONU sobre o clima na Polônia.

"Vamos continuar com as greves até que façam alguma coisa", disse a jovem sueca aos manifestantes. "Estamos zangados porque as velhas gerações ainda não fazem nada, enquanto se trata do nosso futuro", enfatizou.

Vários políticos alemães lamentaram que os estudantes tenham perdido aulas para participar dos protestos, mas a chanceler Angela Merkel elogiou recentemente o envolvimento dos jovens através das redes sociais.

bur-mat/tht/agr/jvb/pc/cn