Topo

Diminui a chegada de imigrantes ilegais à costa espanhola

02/03/2019 17h39

Madri, 2 Mar 2019 (AFP) - A chegada de imigrantes ilegais à costa espanhola diminuiu em fevereiro, anunciou o ministro espanhol do Interior, Fernando Grande-Marlaska, neste sábado (2), durante visita ao enclave espanhol de Melilla, no norte do Marrocos.

Em fevereiro, 936 imigrantes entraram no país, em comparação com os 4.104 do mês de janeiro, uma redução de 77%, de acordo com os números oficiais.

"O declínio também é inter-anual, já que em fevereiro de 2018 havia 1.106 entradas", disse o comunicado do ministério.

Estes resultados aparecem "depois de alguns meses de intensificação especial no controle da imigração", segundo o ministério.

As travessias do Mediterrâneo em direção à Espanha dobraram, no entanto, em 2018, com quase 57.000 chegadas detectadas, em comparação com cerca de 22.000 em 2017, segundo o mesmo ministério.

"O compromisso do Marrocos é inequívoco e fundamental para garantir o controle das fronteiras", destacou o ministro aos jornalistas.

Ambos os países estudam agora a possibilidade de repatriar menores "que não estão integrados na Espanha e que o Marrocos estaria disposto a readmitir, sempre levando em conta os melhores interesses da criança", disse o texto do ministério.

O governo socialista de Pedro Sánchez já está em campanha eleitoral. Depois de pouco mais de sete meses no poder, o governo convocou eleições para 28 de abril.

lbx/agr/jz/eg/ap/cb