Indonésia e Austrália assinam aguardado acordo comercial
Jacarta, 4 Mar 2019 (AFP) - A Indonésia e a Austrália assinaram nesta segunda-feira um acordo comercial muito esperado, que atrasou devido ao polêmico plano de Camberra de trasladar sua embaixada em Israel de Tel Aviv a Jerusalém.
Em virtude do acordo bilionário, o gado australiano terá um maior acesso ao mercado da Indonésia, país com 260 milhões de habitantes.
As universidades, os profissionais médicos e os empregados da mineração australianos poderão entrar com mais facilidade na Indonésia, a maior economia do sudeste asiático.
Por outro lado, as indústrias automotiva e têxtil da Indonésia, assim como as exportações de madeira, produtos eletrônicos e médicos, terão um acesso mais fácil ao mercado australiano.
O comércio bilateral em 2017 foi de 11,7 bilhões de dólares.
O ministro do Comércio indonésio, Enggartiasto Lukita, e seu homólogo australiano, Simon Birmingham, assinaram o texto em Jacarta em uma cerimônia na segunda-feira de manhã.
"A assinatura do acordo de associação econômica global Indonésia-Austrália une nossas duas nações mais do que nunca", disse o ministro australiano.
O acordo, que estava em negociação desde 2010, tinha que ser assinado originalmente antes do fim de 2018, mas foi sendo adiado após o projeto de traslado da embaixada australiana a Jerusalém, que continua sem ser concretizado.
A Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo, expressou seu descontentamento com a ideia.
bur-dsa/hp/jac-lgo/al/db
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.