Topo

Opositores marcharão na volta de Guaidó a Venezuela

04/03/2019 11h54

Caracas, 4 Mar 2019 (AFP) - O líder opositor venezuelano Juan Guaidó é esperado nesta segunda-feira por seus seguidores em uma manifestação em Caracas que acompanhará seu regresso ao país, sob ameaça de ser detido por ter ignorado uma ordem judicial que proibia sua saída do território.

"Nossa missão é insistir, persistir até alcançá-lo e resistir aos últimos esforços inúteis de quem sabe que está de saída. Venezuela, vamos todos, vamos juntos, que enquanto estivermos unidos nada poderá nos deter", tuitou nesta segunda-feira.

As marchas foram convocadas para o meio-dia em todo o país, onde nesta segunda-feira é feriado de carnaval.

Versões de imprensa reportam um aumento da presença militar no aeroporto internacional de Maiquetía, mas até agora se desconhece se Guaidó já entrou em segredo no país, como quando saiu há dez dias, segundo ele ajudado por militares venezuelanos na fronteira com a Colômbia.

"Se o regime se atreve a me sequestrar, será sem dúvida um dos últimos erros que cometerá", disse o opositor no domingo à noite, em uma mensagem através das redes sociais.

Os Estados Unidos - que não descartam uma opção militar na Venezuela -, a União Europeia e vários governos latino-americanos expressaram preocupação por sua segurança.

"Qualquer ameaça ou ato contra seu retorno seguro encontrará uma forte e significativa resposta dos Estados Unidos e da comunidade internacional", advertiu no Twitter o conselheiro de segurança americano, John Bolton.

Reconhecido por mais de 50 países como presidente interino da Venezuela, Guaidó, de 35 anos, regressa de uma viagem pela Colômbia, Brasil, Paraguai, Argentina e Equador, que começou em 22 de fevereiro na cidade colombiana de Cúcuta, no âmbito da tentativa fracassada de entrada de ajuda humanitária.

Sua volta à Venezuela põe o governo em um dilema: se o prender, provocará uma forte reação internacional e interna, e se o deixar livre, colocará em evidência certa fraqueza.

mis/nn/axm/ltl/db