Topo

Washington devolve status diplomático de missão da UE

04/03/2019 09h13

Bruxelas, 4 Mar 2019 (AFP) - Washington anulou a decisão de degradar o status diplomático da missão da União Europeia (UE) nos Estados Unidos, depois que o bloco europeu escolheu um novo embaixador, anunciou nesta segunda-feira (4) a embaixada americana em Bruxelas.

"Com efeito imediato, o Departamento de Estado reconhecerá novamente a representação da UE em Washington como equivalente à de uma missão bilateral na ordem de precedência do corpo diplomático", indicou a representação em um comunicado.

A porta-voz da diplomacia europeia, Maja Kocijancic, saudou o anúncio depois de lembrar que a UE pediu esclarecimentos a Washington. "Estamos satisfeitos que os Estados Unidos tenham tomado a decisão de retornar à prática normal", disse em entrevista coletiva.

O anúncio é feito dois dias antes do início das conversas em Washington entre a comissária europeia para o comércio, Cecilia Malmström, e seu colega americano, Robert Lighthizer, sobre um acordo de livre comércio para bens industriais.

No final de 2018, os Estados Unidos rebaixaram o status diplomático da missão da UE para uma organização internacional.

A UE nomeou o grego Stavros Lambrinidis como chefe de sua missão nos Estados Unidos, uma designação que a diplomacia americana "acolhe com grande satisfação".

"A UE é uma organização de importância única e um dos parceiros mais valiosos dos Estados Unidos para garantir a segurança e a prosperidade globais", ressaltou o embaixador dos Estados Unidos na UE, Gordon Sondland, em comunicado.

tjc/zm/mr