Washington devolve status diplomático de missão da UE
Bruxelas, 4 Mar 2019 (AFP) - Washington anulou a decisão de degradar o status diplomático da missão da União Europeia (UE) nos Estados Unidos, depois que o bloco europeu escolheu um novo embaixador, anunciou nesta segunda-feira (4) a embaixada americana em Bruxelas.
"Com efeito imediato, o Departamento de Estado reconhecerá novamente a representação da UE em Washington como equivalente à de uma missão bilateral na ordem de precedência do corpo diplomático", indicou a representação em um comunicado.
A porta-voz da diplomacia europeia, Maja Kocijancic, saudou o anúncio depois de lembrar que a UE pediu esclarecimentos a Washington. "Estamos satisfeitos que os Estados Unidos tenham tomado a decisão de retornar à prática normal", disse em entrevista coletiva.
O anúncio é feito dois dias antes do início das conversas em Washington entre a comissária europeia para o comércio, Cecilia Malmström, e seu colega americano, Robert Lighthizer, sobre um acordo de livre comércio para bens industriais.
No final de 2018, os Estados Unidos rebaixaram o status diplomático da missão da UE para uma organização internacional.
A UE nomeou o grego Stavros Lambrinidis como chefe de sua missão nos Estados Unidos, uma designação que a diplomacia americana "acolhe com grande satisfação".
"A UE é uma organização de importância única e um dos parceiros mais valiosos dos Estados Unidos para garantir a segurança e a prosperidade globais", ressaltou o embaixador dos Estados Unidos na UE, Gordon Sondland, em comunicado.
tjc/zm/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.