Conselho constitucional do Senegal confirma reeleição do presidente
Dacar, 5 Mar 2019 (AFP) - O conselho constitucional do Senegal confirmou nesta terça-feira a reeleição do presidente Macky Sall no primeiro turno das eleições de 24 de fevereiro, depois que seus quatro adversários desistiram de impugnar os resultados provisórios anunciados quatro dias depois.
A análise dos documentos da Comissão Nacional de Censo de Votos (CNRV) "não revela nenhuma irregularidade", indica uma decisão do órgão lida por sua secretária judicial, Ernestine Ndèye Sanka.
Segundo o cálculo da CNRV, Sall obteve 58,26% dos votos, sendo reeleito por cinco anos. Ele foi seguido pelo ex-premier Idrissa Seck (20,51%), o candidato antissistema e deputado Ousmane Sonko (15,67%), o presidente de universidade privada Issa Sall (4,07%) e o ex-ministro Madické Niang (1,48%).
Os quatro candidatos, que haviam rejeitado os resultados, desistiram ontem de impugná-los ante o conselho constitucional.
O Senegal, que viveu duas alternâncias eleitorais nos anos 2000 e 2012 e nenhum golpe de Estado, é um modelo de democracia na África, mas suas campanhas eleitorais costumam ser marcadas por acusações de corrupção e violência.
str-mrb/sst/jh/pc/mb/lb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.