Extremista francês Jean-Michel Clain morreu na Síria, diz sua esposa
Cerca de Baghuz, Syrie, 5 Mar 2019 (AFP) - O extremista francês Jean-Michel Clain morreu na Síria em fevereiro, dois dias depois da morte de seu irmão Fabien em um ataque da coalizão, anunciou sua esposa, Dorothée Maquere, à AFP nesta terça-feira (5).
"O drone matou meu cunhado e o morteiro matou meu marido", declarou Maquere, que se encontrava em uma área de reagrupamento das forças antiextremistas perto do povoado de Baghuz, nos limites orientais da Síria.
Maquere acabava de sair com centenas de pessoas de Baghuz, último reduto do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria e alvo de uma ofensiva das Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.
A morte de Fabien Clain em um ataque da coalizão foi anunciada em 21 de fevereiro por fontes em Paris, antes que a mesma confirmasse o seu falecimento alguns dias mais tarde.
Jean-Michel ficou gravemente ferido neste ataque, mas havia sobrevivido, segundo sua esposa. "O drone apontou justo para o meu cunhado", assinalou.
Oriundo de Toulouse (sudoeste da França) e convertido ao Islã nos anos 1990, Fabien Clain, de 41 anos, foi identificado pelos investigadores franceses como o homem que emprestou sua voz para reivindicar em nome do EI os atentados de Paris de 13 de novembro 2015, que deixaram 130 mortos e centenas de feridos.
Seu irmão Jean-Michel, de 38 anos, foi identificado como o cantor dos salmos Anashid - cantos religiosos - ouvidos na gravação.
Perguntada sobre a presença de outros franceses no reduto do EI, a esposa do extremista se mostrou hesitante. "Talvez existam outros, mas, em todo caso, não há muitos".
Os irmãos Clain, após se converterem ao Islã nos anos 1990, se radicalizaram no início dos 2000.
Essas figuras do EI eram pilares do movimento de Mohammed Merah, extremista que matou sete pessoas em 2012 em Toulouse, sendo três delas crianças.
Também foram próximos ao núcleo que cometeu os atentados de Paris e Bruxelas em 2015-2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.