Secretário de Estado americano visitará Israel antes de eleições
Washington, 5 Mar 2019 (AFP) - O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, visitará Israel antes das eleições de 9 de abril, mas não participará da política interna do país, assinalou nesta terça-feira (5) o Departamento de Estado.
Pompeo disse na segunda-feira durante um encontro com estudantes no estado de Iowa que planejava visitar Líbano, Israel e Kuwait "na semana que vem".
O Departamento de Estado, sem dar datas específicas, assegurou que a viagem foi planejada para um pouco mais tarde, mas, em qualquer caso, será realizada antes das eleições israelenses.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enfrenta uma dura batalha eleitoral enquanto se defende na Justiça de acusações de suborno, fraude e abuso de confiança.
Robert Palladino, porta-voz do Departamento de Estado americano, declarou que a viagem de Pompeo não estava destinada a enviar nenhuma mensagem política.
"Israel é um aliado", disse Palladino. "Não vamos nos envolver na política interna de outro país", afirmou, assegurando que os detalhes do itinerário serão anunciados em breve.
Sobre o Kuwait, Pompeo havia planejado ir para lá em janeiro, mas se viu obrigado a interromper sua viagem de oito dias ao Oriente Médio por motivos familiares.
"Isso é, em grande medida, uma continuação dessa viagem anterior, do diálogo estratégico (Estados Unidos-Kuwait)", indicou o porta-voz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.