Países da UE rejeitam lista negra de Bruxelas sobre lavagem de dinheiro
Bruxelas, 6 Mar 2019 (AFP) - Os países da União Europeia (UE) rejeitaram, nesta quarta-feira, a nova lista negra de nações que lutam de forma insuficiente contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, entre elas Panamá e Arábia Saudita, indicaram à AFP fontes europeias.
A decisão foi tomada por "unanimidade" dos embaixadores dos países europeus em Bruxelas, confirmaram as fontes.
Os 28 ministros do Interior do bloco devem formalizar na quinta-feira a rejeição à lista da Comissão Europeia, alvo de críticas a seu processo de elaboração.
"O Conselho [da UE] não pode apoiar a proposta atual, que não foi estabelecida em um processo transparente", diz a decisão ao ser aprovada pelos ministros europeus, que pedem que Bruxelas elabore uma nova lista que atenda a seus padrões rigorosos.
Em 13 de fevereiro, o executivo da comunidade propôs uma lista de 23 países ou territórios de "alto risco", que substituiriam outra em vigor desde julho.
Entre os sete novos nomes estão Panamá, Arábia Saudita e alguns norte-americanos como Porto Rico.
Mas para os 28, o processo utilizado não incentiva "países afetados ativamente a tomarem medidas decisivas" e também não respeita o direito destes de "serem ouvidos", acrescenta a declaração anexada à proposta de decisão dos ministros.
Até mesmo o Grupo de Ação Financeira (GAFI), uma instituição intergovernamental que luta contra a lavagem de dinheiro e cujo trabalho ajudou Bruxelas a elaborar sua lista, disse estar "muito preocupado" com a lista negra de Bruxelas.
A Comissão inclui de fato 12 países identificados por este organismo: Bahamas, Botswana, Coreia do Norte, Etiópia, Gana, Irão, Paquistão, Síria, Sri Lanka, Trindade e Tobago, Tunísia e Iêmen.
Mas ele também adiciona outros 11 nomes. Além do Panamá e da Arábia Saudita, a lista europeia visa ao Afeganistão, Iraque, Líbia, Nigéria, Samoa e quatro territórios americanos: Guam, Ilhas Virgens, Porto Rico e Samoa Americana.
tjc/mb/fp/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.