Principal rival de Netanyahu nas eleições quer 'separação' dos palestinos
Jerusalém, 6 Mar 2019 (AFP) - A principal lista rival do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nas eleições legislativas afirmam sua vontade de "se separar" dos palestinos, sem mencionar como fazê-lo, em seu programa publicado nesta quarta.
"Devemos avançar no processo de separação dos palestinos, enquanto protegemos sem concessões os interesses de segurança do Estado de Israel", afirma a lista "Azul-Branco" liderada pelo ex-chefe do Estado Maior, general Benny Gantz, neste documento de 45 páginas.
O programa não dá detalhes sobre as formas de "separação" e tampouco menciona a chamada solução de dois Estados, fórmula de referência para a comunidade internacional, segundo a qual um futuro Estado palestino coexistiria em paz com Israel.
Pesquisas indicam que a lista da "Azul-Branco", considerada de centro-direita, deve obter mais deputados nas legislativas de 9 de abril que o governante Likud (direita conservadora). Mas também teria grandes dificuldades para formar um governo de coalizão.
O primeiro-ministro lançou publicamente a preocupação sobre a criação de um Estado palestino se o "Azul-Branco" chegar ao poder, classificando Benny Gantz como de "esquerda fraco".
mib/lal/hj/age/mb/ll
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.