Topo

Rei Abdullah da Jordânia receberá o 'Nobel católico da Paz'

06/03/2019 12h00

Roma, 6 Mar 2019 (AFP) - O rei Abdullah II da Jordânia viajará a Assis, centro da Itália, para receber a Lâmpada de São Francisco, um prêmio considerado o "Nobel católico da Paz", anunciaram nesta quarta-feira os monges franciscanos.

"Sua Majestade o Rei da Jordânia Abdullah II, visitará, acompanhado por Sua Majestade Rania, a Rainha da Jordânia, a Basílica de São Francisco de Assis em 29 de março para receber a Lâmpada da Paz de São Francisco", anunciou o padre Enzo Fortunato, diretor da assessoria de imprensa da basílica.

Os franciscanos entregarão este prêmio ao soberano "por sua ação e compromisso na promoção dos direitos humanos, harmonia entre as diferentes religiões e a recepção dos refugiados", disse o padre Enzo.

"Hoje, o mundo é chamado a escolher entre o medo e a confiança no outro, e nós escolhemos a confiança", acrescentou.

O esforço do rei jordaniano "a favor da paz e da harmonia no mundo" é essencial "na luta contra a propagação de ideologias nefastas", disse o embaixador da Jordânia em Roma, Fayiz Khuri.

O rei da Jordânia receberá essa distinção durante uma cerimônia na presença do chefe do governo italiano, Giuseppe Conte, e da chanceler alemã, Angela Merkel, que recebeu o prêmio no ano passado.

A Lâmpada da Paz, um prêmio pouco conhecido do público em geral, foi concedido pela primeira vez em 1981 a Lech Walesa.

Desde então foi recebido pelo Papa João Paulo II e a Madre Teresa (1986), Yasser Arafat (1990), Mikhail Gorbachev (2008), Simon Peres (2013), Mahmud Abbas (2014), Papa Francisco (2015) e o ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos (2016).

fcc/ljm/glr/bc/mb/cn