Rei Abdullah da Jordânia receberá o 'Nobel católico da Paz'
Roma, 6 Mar 2019 (AFP) - O rei Abdullah II da Jordânia viajará a Assis, centro da Itália, para receber a Lâmpada de São Francisco, um prêmio considerado o "Nobel católico da Paz", anunciaram nesta quarta-feira os monges franciscanos.
"Sua Majestade o Rei da Jordânia Abdullah II, visitará, acompanhado por Sua Majestade Rania, a Rainha da Jordânia, a Basílica de São Francisco de Assis em 29 de março para receber a Lâmpada da Paz de São Francisco", anunciou o padre Enzo Fortunato, diretor da assessoria de imprensa da basílica.
Os franciscanos entregarão este prêmio ao soberano "por sua ação e compromisso na promoção dos direitos humanos, harmonia entre as diferentes religiões e a recepção dos refugiados", disse o padre Enzo.
"Hoje, o mundo é chamado a escolher entre o medo e a confiança no outro, e nós escolhemos a confiança", acrescentou.
O esforço do rei jordaniano "a favor da paz e da harmonia no mundo" é essencial "na luta contra a propagação de ideologias nefastas", disse o embaixador da Jordânia em Roma, Fayiz Khuri.
O rei da Jordânia receberá essa distinção durante uma cerimônia na presença do chefe do governo italiano, Giuseppe Conte, e da chanceler alemã, Angela Merkel, que recebeu o prêmio no ano passado.
A Lâmpada da Paz, um prêmio pouco conhecido do público em geral, foi concedido pela primeira vez em 1981 a Lech Walesa.
Desde então foi recebido pelo Papa João Paulo II e a Madre Teresa (1986), Yasser Arafat (1990), Mikhail Gorbachev (2008), Simon Peres (2013), Mahmud Abbas (2014), Papa Francisco (2015) e o ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos (2016).
fcc/ljm/glr/bc/mb/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.