Legisladores criticam estratégia dos EUA sobre Venezuela
Washington, 8 Mar 2019 (AFP) - Um grupo de 16 legisladores democratas, incluindo a representante Alexandria Ocasio Cortez, enviou nesta quinta-feira uma carta ao secretário de Estado, Mike Pompeo, criticando a estratégia dos Estados Unidos diante da crise na Venezuela, especialmente as sanções impostas pelo governo de Donald Trump.
"Escrevemos a ele para expressar nossa mais profunda preocupação com a maneira como o governo de Trump está administrando as relações com a Venezuela, especialmente as insinuações de uma intervenção militar, a imposição de amplas sanções unilaterais e o recente reconhecimento do líder da oposição".
Segundo congressistas, as recentes sanções poderão "exacerbar a grave crise econômica que abala o país, provocando um imenso sofrimento aos mais vulneráveis, que não têm qualquer responsabilidade" pelos acontecimentos.
Os Estados Unidos reconheceram como presidente da Venezuela o líder opositor Juan Guaidó, chefe do Parlamento, sendo seguido por mais de 50 países, em detrimento de Nicolás Maduro, reeleito no ano passado em eleições questionadas.
O grupo de legisladores destacou que condena com firmeza as ações do governo Maduro, citando a repressão policial e militar, a crise política e econômica, o assassinato de manifestantes desarmados e as irregularidades nas eleições, além do bloqueio da ajuda humanitária.
"Os Estados Unidos estão sós em sua decisão de impor sanções econômicas contra o governo da Venezuela (...) que prejudicam a população civil".
A carta é assinada por Pramila Jayapal, Mark Pocan, Raul Grijalva, Henry C. "Hank" Johnson, Adriano Espaillat, Ilhan Omar, Rashida Tlaib, Alexandria Ocasio-Cortez, Ayanna Pressley, Nydia M. Velázquez, José E. Serrano, Tulsi Gabbard, Karen Bass, Danny K. Davis, Jan Schakowsky e Ro Khanna.
an/lr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.