Manifestantes vão às ruas em Washington pedir 'mudança de regime' no Irã
Washington, 9 Mar 2019 (AFP) - Centenas de pessoas foram às ruas em Washington, na sexta-feira (8), pedir "mudança de regime" no Irã e denunciar "a atrocidade para com o povo" cometida por Teerã.
Em meio a um mar de bandeiras iranianas, os manifestantes entoavam palavras de ordem como "mudança de regime já", com algumas pessoas levando retratos de Maryam Rajavi, líder do Mujahedin do Povo (Mujahedin-e-Khalq), um grupo de oposição iraniano banido do país.
"O regime dentro do Irã está cometendo uma enormidade de atrocidades contra o povo. O Irã em seu conjunto está sendo destruído por esse regime", afirmou Michael Passi, um engenheiro americano de origem iraniana.
"Há muitas execuções, tortura e exportação de terrorismo por esse regime", acrescentou.
"Queremos separação da religião e do Estado", acrescentou Mina Entezari, uma designer do Arizona que foi prisioneira política por sete anos no Irã. "Queremos liberdade para o povo", insistiu.
O governo Donald Trump critica, com frequência, o que chama de falta de liberdades no Irã e sua "desestabilizadora" influência no Oriente Médio.
Um ferrenho adversário da República Islâmica, Trump voltou a impor sanções econômicas ao país. Até o momento, porém, Washington nega defender uma mudança de regime, preconizando uma mudança na política iraniana em áreas que incluem o desenvolvimento de mísseis e o apoio a grupos militantes.
"Concordo 100% com a política do presidente Trump", afirmou Passi. "A única linguagem que esse regime iraniano entende é a linguagem da força", completou.
vid-cyj/la/ska/ia/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.