GB obtém entendimento com UE para mudanças legalmente vinculantes no Brexit
Londres, 11 Mar 2019 (AFP) - O governo britânico chegou a um entendimento com a União Europeia sobre "mudanças legalmente vinculantes" no acordo do Brexit, anunciou o vice-primeiro-ministro britânico David Lidington na noite de segunda-feira (11) perante o Parlamento.
"Esta noite, em Estrasburgo, a primeira-ministra (Theresa May) obteve mudanças legalmente vinculantes que reforçam e melhoram o acordo de retirada e a declaração política", disse Lidington, que pediu aos deputados britânicos para votar o acordo quando lhes for apresentado na terça-feira.
Destacando que as negociações prosseguem entre May e os dirigentes europeus reunidos em Estrasburgo, onde se celebra uma sessão plenária do Parlamento europeu, o vice-premiê prometeu aos deputados britânicos a apresentação de dois documentos.
"O primeiro confirma que a UE não poderá manter o Reino Unido indefinidamente na zona de segurança", informou o dirigente britânico, referindo-se ao dispositivo que prevê a manutenção, em último recurso, do Reino Unido em uma União Alfandegária para evitar o retorno de uma fronteira tradicional entre a Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte.
Além disso, "o instrumento comum reflete o compromisso do Reino Unido e da UE para trabalhar na substituição" dessa zona de segurança com ajustes alternativos até dezembro de 2020.
oaa/clw/fjb/eg/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.