PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Erdogan chama Netanyahu de 'ladrão' e 'tirano'

13/03/2019 11h01

Ancara, 13 Mar 2019 (AFP) - O presidente turco Recep Tayyip Erdogan acusou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de ser um "ladrão" e um "tirano" que "massacra crianças", em um novo episódio da polêmica que envolve os dois governantes.

"Que não nos dê lições. Netanyahu, comporte-se. Você é um tirano", declarou Erdogan em Ancara, antes de a afirmar que o premier israelense havia "massacrado crianças palestinas".

"Este ladrão que governa Israel está sendo julgado em seu país. Por quê Netanyahu e sua mulher são julgados? Por roubo", completou Erdogan, em referência ao indiciamento do chefe de Governo israelense em três casos de corrupção.

Uma forte polêmica explodiu esta semana entra Turquia e Israel depois que Netanyahu, em plena campanha eleitoral, declarou que Israel não é o estado nação de todos os seus cidadãos, mas "apenas do povo judeu", excluindo desta maneira os árabes.

O porta-voz de Erdogan, Ibrahim Kalin, acusou na terça-feira Netanyahu de "racismo flagrante" e o primeiro-ministro israelense respondeu com um duro ataque ao presidente turco.

"Erdogan, o ditador turco, ataca a democracia israelense quando suas prisões estão cheias de jornalistas e juízes. Piada", afirmou Netanyahu em um comunicado, o que provocou uma nova reação de Kalin.

"O estado de apartheid governado por Netanyahu ocupa territórios palestinos, mata mulheres e crianças, encarcera os palestinos em seu próprio território. As mentiras e a pressão não dissimularão seus crimes", tuitou Kalin.

Nesta quarta-feira, Erdogan também mencionou os confrontos na terça-feira entre policiais israelenses e palestinos na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém e lamentou que os policiais e militares israelenses tenham entrado no local sagrado.

"Não nos provoquem. Nunca oprimimos um judeu neste país, nunca fizemos a uma sinagoga o que vocês fazem na esplanada, disse Erdogan.

"Não nos provoquem, não entraremos neste jogo", advertiu.

lsb/ezz/lch/zm/mb/fp

Internacional