Topo

Governo venezuelano anuncia fim do feriadão provocado por apagão

13/03/2019 20h34

Caracas, 13 Mar 2019 (AFP) - O governo de Nicolás Maduro decretou para esta quinta-feira a volta ao trabalho e o fim do feriadão adotado a partir de 7 de março devido ao apagão que paralisou a Venezuela por seis dias, informou o ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez.

"O presidente Nicolás Maduro decidiu que as atividades de trabalho serão retomadas a partir da manhã desta quinta-feira", disse Rodríguez, assinalando que as aulas continuarão suspensas por mais 24 horas.

Rodríguez destacou que o fornecimento de energia foi restabelecido praticamente em todo o país, apesar da existência de "pequenas falhas" em zonas onde houve incidentes com subestações posteriores ao apagão.

Segundo Rodríguez, o fornecimento de água, afetado pelo apagão, foi restabelecido em entre 70% e 80%.

O ministro também anunciou a reativação dos exercícios militares que eram realizados há várias semanas, desta vez com enfoque na vigilância dos sistemas elétrico e hídrico.

Maduro afirma que o apagão foi causado por "ataques cibernéticos e eletromagnéticos" dos Estados Unidos contra os sistemas da hidroelétrica de Guri, que gera 80% da energia do país.

"Estes exercícios militares estão voltados para um processo de proteção integral do sistema elétrico nacional", destacou Rodríguez, acrescentando que a Força Armada terá elementos nas 114 subestações de fornecimento de energia.

axm/mis/lr