Topo

Democrata Beto O'Rourke entra na disputa presidencial nos Estados Unidos

14/03/2019 07h57

Washington, 14 Mar 2019 (AFP) - O democrata Beto O'Rourke anunciou nesta quinta-feira sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos, unindo-se ao numeroso grupo de candidatos que desejam desafiar Donald Trump em 2020.

"A única maneira de vivermos à altura da promessa dos Estados Unidos é dar tudo de nós e fazer isto por todos nós", afirmou o ex-congressista de 46 anos, estrela em ascensão do Partido Democrata, em um vídeo.

O'Rourke era cotado como potencial candidato democrata desde que disputou uma vaga no Senado contra o republicano Ted Cruz, que terminou com um resultado inesperadamente apertado graças a sua popular campanha de inclusão e de participação política cidadã, que ganhou a atenção nacional.

Com sua confirmação, ele passa a integrar um grupo de pré-candidatos democratas que inclui, entre outros, Elizabeth Warren, Kamala Harris, Cory Booker, Kirsten Gillibrand, Amy Klobuchar e Bernie Sanders.

A peça que falta para o quebra-cabeças das eleições de 2020 é o ex-vice-presidente Joe Biden, que em breve deve anunciar seus planos políticos.

dw/bmm/gv/fp