Topo

Bolsonaro diz que Brasil e EUA devem libertar Venezuela

18/03/2019 20h17

Washington, 18 Mar 2019 (AFP) - O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta segunda-feira, em Washington, que Brasil e Estados Unidos devem libertar a Venezuela, no momento em que aumenta a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro.

"Temos que resolver a questão da nossa Venezuela. A Venezuela não pode continuar da maneira que se encontra. Aquele povo tem que ser libertado. E acreditamos e contamos obviamente com o apoio norte-americano para que esse objetivo seja alcançado", disse Bolsonaro em discurso na Câmara de Comércio

Após o discurso, o porta-voz Otávio Rêgo Barros disse aos jornalistas que "o tema da Venezuela tem que ser resolvido e contamos com nossa diplomacia".

Nesta a terça-feira, Bolsonaro será recebido na Casa Branca por Trump para uma reunião privada que, entre outros temas, abordará a crise na Venezuela.

A férrea oposição a que ambos consideram uma "ditadura" do presidente Nicolás Maduro é um dos assuntos que mais unem Trump a Bolsonaro.

Estados Unidos e outros 50 países - incluindo o Brasil - reconhecem o líder do Parlamento, Juan Guaidó, como presidente interino, e têm aplicado sanções econômicas e um embargo ao petróleo da Venezuela.

bur-an/lr