Topo

Ex-presidente argentina é processada novamente por corrupção

18/03/2019 18h32

Buenos Aires, 18 Mar 2019 (AFP) - O juiz argentino Claudio Bonadio abriu um novo processo nesta segunda-feira contra a ex-presidente Cristina Kirchner por corrupção, que não será presa preventivamente por ter foro privilegiado como senadora, informaram fontes judiciais.

"A ex-mandatária foi processada nesta segunda-feira devido a supostos superfaturamentos na importação de gás liquefeito", disseram fontes citadas pela imprensa local.

Kirchner governou a Argentina por oito anos, entre 2007 e 2015, e sempre se declarou perseguida política por Bonadio, que a investiga em 10 casos, entre eles o chamado "cadernos da corrupção", que envolve cem ex-autoridades e empresários, entre eles um primo do chefe de Estado, Mauricio Macri.

Kirchner, de 66 anos, se encontra em Cuba onde sua filha, a cineasta Florencia Kirchner, recebe assistência médica por uma condição linfática. Antes de viajar, ela avisou à Justiça, embora não tenha impedimentos para deixar o país.

Cristina Kirchner aparece nas pesquisas como a única opositora que pode enfrentar Macri na tentativa de reeleição em 27 de outubro. Contudo, ela não lançou sua candidatura.

O julgamento contra Kirchner por suposta fraude na obra pública da província de Santa Cruz (Patagônia, sul) começará em 21 de maio.

dm/ap/gv/ll