Mais de 30.000 casos de sarampo na Ucrânia, país europeu mais afetado
Kiev, 18 Mar 2019 (AFP) - Onze pessoas morreram devido ao sarampo e mais de 30 mil pessoas sofreram com esta doença desde o início do ano na Ucrânia, o país europeu mais afetado por esta doença, anunciou o Ministério da Saúde da Ucrânia na segunda-feira.
A vítima mais recente é uma menina de nove anos que morreu no sábado na região Rivné (oeste), levando a 11 o número de mortes por sarampo desde o início do ano, informou o ministério em um comunicado.
No total, cerca de 17.000 menores e 13.000 adultos foram infectados em 2019, segundo a mesma fonte.
As regiões com mais casos são as do oeste do país: Lviv, Rivné, Vinnytsya, Khmelnytsky, bem como a capital, Kiev, disse uma porta-voz do Ministério da Saúde, Maryna Dadinova.
Desde 2017, a Ucrânia experimentou um surto sem precedentes desta doença altamente contagiosa. No ano passado, cerca de 54 mil casos de sarampo foram registrados, 16 deles fatais, um recorde na Europa.
Este é o maior número de enfermos por essa doença na ex-república soviética desde sua independência em 1991. Em 2006, houve também um aumento significativo de casos, cerca de 43.000, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
As autoridades ucranianas tentam justificar a crise atual com a escassez de vacinas nos anos anteriores e a forte oposição da população geral à vacinação.
ant/pop/lpt/es/mb/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.