EUA sancionam empresas de navegação chinesas por negociar com a Coreia do Norte
Washington, 21 Mar 2019 (AFP) - O governo dos Estados Unidos impôs nesta quinta-feira sanções a duas companhias de navegação chinesas por negociarem com a Coreia do Norte, e prometeu que seguirá aplicando estritamente as sanções a Pyongyang mesmo durante as reuniões diplomáticas entre os dois países.
"A indústria marítima deve fazer mais para deter as práticas de transporte ilícito da Coreia do Norte", escreveu o assessor de segurança nacional John Bolton no Twitter após o anúncio efetuado pelo Departamento do Tesouro.
O órgão federal afirmou que estava bloqueando todos os possíveis ativos americanos do grupo Dalian Haibo International Freight Co. Ltd. e que proibia negócios entre americanos e essa empresa, acusada de enviar carregamentos de metal para Pyongyang.
A outra companhia sancionada pelo governo dos Estados Unidos foi a Liaoning Danxing International Forwarding Co. Ltd., que teria ajudado funcionários norte-coreanos na Europa na obtenção de bens para o país liderado por Kim Jong Un.
Esta decisão americana ocorre menos de um mês depois do encontro entre Kim Jong Un e o presidente dos EUA, Donald Trump, no Vietnã, onde falaram sobre o bloqueio comercial imposto ao país oriental e o programa nuclear norte-coreano.
sct/ec/llu/lp/lca/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.