Trump: EUA deveria reconhecer a soberania de Israel nas Colinas de Golã
Washington, 21 Mar 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostrou nesta quintas-feira favorável que Washington reconheça a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, uma área que os israelenses tomaram da Síria e anexaram, em uma ação que nunca foi reconhecida pela comunidade internacional.
"Depois de 52 anos, é hora de os Estados Unidos reconhecerem completamente a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã", escreveu Trump em um tuíte, no qual se referiu a esse território como "de importância estratégica e de segurança chave para o Estado de Israel e a Estabilidade Regional".
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reagiu imediatamente à declaração de Trump sobre reconhecer a anexação feita por seu país em 1967.
"No momento em que o Irã busca usar a Síria como uma plataforma para destruir Israel, o presidente Trump reconhece corajosamente a soberania israelense sobre as Colinas de Golã", escreveu ele em sua conta pessoal no Twitter. "Obrigado presidente Trump!"
Esta declaração acontece quatro dias antes da visita à Casa Branca do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em plena campanha de reeleição para as legislativas de 9 de abril.
jca/leo/ll/gma/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.