PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump: grupo Estado Islâmico está 100% derrotado na Síria

22/03/2019 14h50

West Palm Beach, Estados Unidos, 22 Mar 2019 (AFP) - O presidente Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (22) que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) foi "100%" derrotado na Síria.

Trump fez esse comentário ao mostrar aos jornalistas mapas da região - principalmente o das grandes áreas que já foram dominadas pelo grupo, e um segundo exibindo a situação nesta sexta-feira, sem qualquer presença jihadista.

"Aqui está o EI, e isso é o que tem agora", afirmou, apontando os dois mapas.

"O califado territorial foi eliminado na Síria", declarou a porta-voz da Presidência, Sarah Sanders.

"O EI usa Internet quase melhor do que qualquer um, mas todas as pessoas sensíveis à propaganda do EI sabem que foram completamente derrotados em todos os níveis", tuitou Trump mais cedo.

"Não há nada para admirar neles. Sempre tentam deixar brilhar uma luz de esperança, mas são perdedores no limite de suas forças", acrescentou.

As declarações da Casa Branca surgem no momento em que as Forças Democráticas Sírias (FDS), aliança curdo-árabe apoiada pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, retomam as operações contra o EI em Baghuz, o último bastião do grupo extremista no leste da Síria, depois de dois dias de suspensão.

nk-sms/oh/ec/cn/tt

Internacional