PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Macron recebe Xi Jinping no momento em que a França tenta unir a UE ante a China

25/03/2019 11h08

Paris, 25 Mar 2019 (AFP) - O presidente francês, Emmanuel Macron, recebe nesta segunda-feira o colega chinês Xi Jinping em Paris, no momento em que o país busca forjar a unidade da União Europeia (UE) ante o avanço da China no continente.

Os dois devem assinar vários acordos de cooperação nas áreas nuclear, aeroespacial e de energias renováveis.

Na terça-feira, Macron e Xi terão um novo encontro, que também contará com a presença da chanceler alemã Angela Merkel e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para explorar "pontos de convergência" antes de uma reunião UE-China em abril em Bruxelas.

Em uma entrevista ao jornal Nice-Matin, o presidente francês afirmou que a "relação entre os dois países é um dos elementos de recomposição de um novo multilateralismo (...) que nos permitirá estabelecer uma definição conjunta de uma nova ordem internacional".

Antes de um jantar com Macron no domingo, Xi visitou o principado de Mônaco, onde foi recebido pelo príncipe Albert II.

O presidente chinês visitou no sábado a Itália, que se tornou o primeiro país do G7 a assinar um acordo de participação no megaprojeto de infraestrutura chinês "Nova Rota da Seda".

A abertura italiana aos investimentos chineses inquieta vários líderes europeus, críticos do governo populista italiano e temerosos da crescente influência da China.

bur-fz/mw/pa/mb/fp

Internacional