Pentágono autoriza US$ 1 bi para muro na fronteira com México
Washington, 26 Mar 2019 (AFP) - O chefe interino do Pentágono, Patrick Shanahan, anunciou nesta segunda-feira o desbloqueio de 1 bilhão de dólares para a construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México, uma promessa do presidente Donald Trump.
Shanahan "autorizou o comandante do Corpo de Engenheiros do Exército a começar a projetar e executar até 1 bilhão de dólares de apoio ao departamento de Segurança Interna, à Alfândega e à Patrulha de Fronteira", segundo um comunicado do Pentágono.
O departamento de Segurança Interna pediu ao Pentágono a construção de 92 km de uma cerca de 5,5 metros de altura, a reforma de uma estrada paralela e a iluminação da linha de fronteira como parte da declaração de emergência de Trump para a instalação do muro.
Shanahan destacou que o gasto se justifica pelo artigo que "autoriza o departamento de Defesa a construir estradas, barreiras e instalar iluminação para impedir (...) o tráfico de drogas na fronteira".
"Em consequência, decidi empreender (...) a construção de um muro de 91 km de distância e 5,5 metros de altura, construir e reparar estradas e instalar iluminação, como foi requerido" pela DHS, destaca Shanahan em um comunicado divulgado horas antes de sua ida ao Congresso para defender o projeto de orçamento do Pentágono.
Frustrado pela negativa do Congresso em liberar verbas para a construção do muro, Trump deflagrou em 15 de fevereiro um procedimento de "emergência nacional" que lhe permite passar por cima dos parlamentares para obter mais de 8 bilhões de dólares em financiamento.
Esta medida excepcional indignou democratas e republicanos, para quem Trump excedeu suas prerrogativas e criou um perigoso precedente.
sl/lr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.