PUBLICIDADE
Topo

Bombeiros lutam contra incêndio florestal na Galícia

27/03/2019 11h34

Madri, 27 Mar 2019 (AFP) - Centenas de bombeiros espanhóis lutavam nesta quarta-feira contra um incêndio florestal na região da Galícia, que registra temperaturas acima do normal para esta época do ano, informou o governo regional.

Com o apoio de sete helicópteros e cinco aviões de combate às chamas, bombeiros e militares participam na operação contra o incêndio que teve início na segunda-feira no município de San Xoán de Laiño na Galícia (noroeste da Espanha).

As autoridades ordenaram preventivamente que duas escolas fossem esvaziadas, mas o incêndio não ameaça áreas habitadas.

Uma faísca de uma linha de alta tensão é a causa mais provável do incêndio, alimentado pelos fortes ventos, afirmou à imprensa local o vice-presidente do governo regional da Galícia, Alfonso Rueda.

As autoridades calculam que as chamas afetaram 850 hectares, um dos mais graves desde uma onda de incêndios fatais na região em outubro de 2017.

As temperaturas estão acima da média na região. Nesta quarta-feira alcançaram 29 graus em vários pontos da região.

Outros incêndios menos importantes permanecem ativos em outros pontos da Galícia, incluindo um parque natural.

Do outro lado da fronteira, em Portugal, os bombeiros conseguiram controlar na terça-feira um incêndio perto de Oliveira de Azemeis, que ameaçava várias casas.

As autoridades portuguesas alertaram para o risco elevado de incêndios florestais nesta quarta-feira, em consequência da seca e dos ventos.

bur-ds/du/mg/mb/fp