Alemanha prorroga congelamento de venda de armas à Arábia Saudita
Berlim, 29 Mar 2019 (AFP) - O governo da Alemanha anunciou nesta quinta-feira a prorrogação, por mais seis meses e até 30 de setembro, do congelamento da venda de armas à Arábia Saudita adotado em outubro, após o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.
"A ordem de suspensão para as exportações de armas à Arábia Saudita se mantém além de 31 de março e por mais seis meses, até 30 de setembro de 2019", disse o porta-voz do governo Steffen Seibert.
Sócios da Alemanha na UE criticaram o embargo de armas alegando que a medida tem impacto direto nos projetos conjuntos de defesa, como os aviões de caça Eurofighter e Tornado.
Mas a decisão tem o apoio do partido Social Democrata (SPD), integrante da aliança de governo ao lado do conservador CDU, da chanceler Angela Merkel.
"Nos opomos à exportação do material de defesa para ditaduras e zonas em conflito", declarou o vice-líder do SPD, Ralf Stegner.
A Alemanha é um dos maiores exportadores de armas do planeta, ao lado de Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha.
bur-fz/lr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.