PUBLICIDADE
Topo

Justiça federal revisará caso do ator Jussie Smollet, anuncia Trump

28/03/2019 12h04

Washington, 28 Mar 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (28) que o FBI e o Departamento de Justiça revisarão a surpreendente decisão de retirar as acusações contra o ator Jussie Smollett, acusado de inventar um ataque racista e homofóbico.

"O FBI e o DoJ (Departamento de Justiça) revisarão o escandaloso caso de Jussie Smollett em Chicago", tuitou Trump.

"É um constrangimento para nossa nação", completou.

A Justiça do estado de Illinois retirou na terça-feira todas as acusações contra o ator negro e homossexual de 36 anos, que era processado por ter apresentado uma denúncia sobre um falso ataque racista e homofóbico, do qual afirmou ter sido vítima em 29 de janeiro.

A decisão foi considerada surpreendente e foi criticada pelas autoridades da cidade, reavivando as denúncias ao sistema judicial americano, acusado de favorecer os poderosos e de dar muito peso aos promotores.

Os policiais responsáveis pela investigação se declararam "chocados" com a retirada das acusações. O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, acusou a Justiça de ter "dois pesos e duas medidas".

A polícia de Chicago havia considerado que o ator da série de TV "Empire" planejara a agressão para promover seu nome e avançar na carreira.

O ator afirmou que os agressores teriam gritado durante o ataque a frase "Make America Great Again" (MAGA), o slogan de campanha de Trump.