PUBLICIDADE
Topo

Mistério dos telefones Garfield encontrados em prais francesas é resolvido 30 anos depois

28/03/2019 15h37

Plouarzel, França, 28 Mar 2019 (AFP) - Por mais de 30 anos, pedaços de telefones em forma do gato Garfield apareceram nas praias da Bretanha (oeste da França). O mistério acaba de ser resolvido com a descoberta de um contêiner afundado na costa.

"Descobrimos uma caverna de 30 metros de profundidade, e bem no fundo estavam os restos de um contêiner", explicou nesta quinta-feira à AFP Claire Simonin, presidente da associação Ar Viltansoù, responsável pela limpeza das praias da região.

"Nossa associação existe há 18 anos e, desde que foi criada, encontramos em praticamente todas as limpezas pedaços de telefones Garfield", o famoso gato laranja criado pelo cartunista americano Jim Davis em 1978, explicou Simonin.

Simonin disse que recentemente recolheu o testemunho de um morador local que contou que no início dos anos 80 ele havia descoberto um contêiner cheio de telefones do Garfield.

O homem indicou o lugar, uma caverna submersa. Simonin então organizou uma expedição que resultou na descoberta.

Ainda assim, falta detalhes da história.

"Nós não temos ideia do que aconteceu naquela época, de onde veio, de que barco... Não sabemos se vários contêineres caíram na água ou apenas um", disse Fabien Boileau, diretor do Parque Natural Marinho de Iroise, que também visitou a caverna.

De acordo com o World Shipping Council (WSC), a associação de armadores de contêineres internacional, 1.390 contêineres caíram no mar em 2017, uma estimativa que estaria abaixo da realidade por incidentes deliberadamente ocultados

mb/mr/cc