PUBLICIDADE
Topo

Internacional

ONU pressiona para que os países lutem contra financiamento ao terrorismo

28/03/2019 15h35

Nações Unidas, Estados Unidos, 28 Mar 2019 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU ordenou nesta quinta-feira aos países do mundo inteiro que intensifiquem a luta contra o financiamento do terrorismo e assegurem que tenham leis que tornem crime grave financiar atos de terrorismo.

O conselho adotou por unanimidade um projeto de resolução da França que foi a primeira medida independente dedicada especificamente ao combate ao financiamento do terrorismo.

A resolução pede que todos os Estados "garantam que suas leis e regulamentos internos criminalizem" as pessoas que levantam fundos ou fornecem recursos econômicos a organizações terroristas.

A resolução vinculante foi redigida com base no capítulo 7 da Carta das Nações Unidas, o que significa que ela pode ser aplicada com sanções.

O chefe da ONU para a luta contra o terrorismo, Vladimir Voronkov, disse ao conselho que a medida "chega em um momento crítico", no qual recentes ataques mostraram que grupos terroristas têm acesso a fluxos legais e ilegais de financiamento.

Marshall Billingslea, presidente do Grupo de Ação Financeira (FATF) - um órgão intergovernamental que luta contra transações financeiras ilegais - disse que menos de um quinto dos países estava aplicando leis para processar suspeitos no financiamento do terrorismo.

cml/oh/lp/lda/cn/cc

Internacional