PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Otan estende mandato de seu secretário-geral até 2022

28/03/2019 13h54

Bruxelas, 28 Mar 2019 (AFP) - Os 29 aliados da Otan concordaram nesta quinta-feira em prorrogar por mais dois anos o mandato do secretário-geral da Aliança, o norueguês Jens Stoltenberg, até 30 de setembro de 2022, anunciou a organização.

"Os aliados expressaram seu apoio ao trabalho do secretário-geral para adaptar e modernizar a Otan e garantir que permaneça adequada para o futuro", aponta o comunicado da Otan, que inclui esse anúncio inesperado.

O ex-primeiro-ministro norueguês, de 60 anos, que dirige a Otan desde outubro de 2014, já havia recebido o apoio de membros da Aliança em dezembro de 2017 para continuar no cargo até 30 de setembro de 2020.

Stoltenberg se disse "honrado" pela decisão dos aliados de estender seu mandato. "Juntos, continuaremos a adaptar e modernizar nossa Aliança para continuar mantendo-a pronta para o futuro", tuitou.

O anúncio acontece dias antes de os chanceleres da Otan celebrarem em Washington o 70º aniversário da assinatura do Tratado do Atlântico Norte, que fundou esta aliança militar de países europeus, Estados Unidos e Canadá.

A organização, cuja missão em suas primeiras décadas era neutralizar a influência da URSS, enfrenta nos últimos anos uma Rússia cada vez mais desafiadora em seu flanco oriental, desde a anexação em 2014 da península da Crimeia.

Internamente, a chegada do presidente americano Donald Trump ao poder em 2017 foi um impulso para os aliados aumentarem seus gastos nacionais em defesa, uma reivindicação tradicional da primeira potência da Aliança.

tjc/mb/mr

Internacional