PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Candidato da oposição na Turquia reivindica vitória eleitoral em Istambul

31/03/2019 21h11

Istambul, 1 Abr 2019 (AFP) - O candidato da oposição na Turquia à prefeitura de Istambul, Ekrem Imamoglu, reivindicou nesta segunda-feira a vitória nas eleições locais de domingo, depois de que seu adversário também se proclamou vencedor.

"Gostaria de anunciar aos habitantes de Istambul e a toda a Turquia que nossos dados mostram claramente que ganhamos Istambul", declarou Imamoglu, candidato dos partidos de oposição CHP (social-democrata) e Iyi (direita).

Imamoglu afirmou liderar os resultados com uma vantagem de mais de 29.000 votos e afirmou que já era "impossível" para seu adversário "superar a diferença".

O ex-primeiro-ministro Binali Yildirim, candidato à prefeitura de Istambul do partido de Erdogan, o AKP, foi o primeiro a reivindicar a vitória na noite deste domingo, embora os resultados parciais publicados pela imprensa mostrassem uma diferença mínima entre os dois.

"Ganhamos em Istambul. Agradeço aos habitantes de Istambul pelo mandato que me confiaram", declarou Yildirim ante seus partidários.

Segundo a agência de notícias estatal Anadolu, Yildirim estava ganhando em Istambul com 48,70% dos votos, contra 48,65% para Imamoglu, com 98% das urnas apuradas.

Segundo estas cifras, a diferença entre os dois candidatos era de menos de 5.000 votos, em uma cidade de mais de 15 milhões de habitantes.

fo-gkg/ezz/plh/sgf/db

Internacional