Topo

Autor de ataque na Nova Zelândia responderá por 50 homicídios, diz polícia

04/04/2019 01h30

O homem acusado de matar a tiros 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch no mês passado será denunciado por 50 homicídios em uma audiência esta semana, informou nesta quinta-feira a polícia da Nova Zelândia.

"O detido por realizar os ataques terroristas em Christchurch enfrentará 50 acusações de homicídio e 39 de tentativa de homicídio na Alta Corte da cidade nesta sexta-feira", revelou a polícia.

Até o momento, o australiano B.T. estava denunciado por apenas um homicídio, para facilitar o andamento do processo de investigação, mas a polícia explicou que agora serão apresentados os elementos da totalidade dos crimes.

No dia 15 de março, o supremacista branco de 28 anos entrou em duas mesquitas de Christchurch, a grande cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia, atirando nos fiéis e transmitindo o massacre ao vivo no Facebook.

Nesta sexta-feira, será ouvido por teleconferência no tribunal a partir da prisão de segurança máxima de Auckland, onde está detido.

A audiência será breve, destinada a "estabelecer a posição do acusado em relação a sua representação legal" e outras questões de procedimento.

O autor do massacre demitiu seu advogado na primeira audiência, no dia 16 de março, o que faz pensar que atuará na própria defesa e a utilizará como plataforma de propaganda.