Topo

Forças americanas e afegãs matam mais civis que os insurgentes no Afeganistão em três meses

24/04/2019 06h09

Cabul, 24 Abr 2019 (AFP) - As forças americanas e pró-governo mataram pela primeira vez mais civis afegãos que os talibãs e outros grupos insurgentes, informa um relatório da ONU publicado nesta quarta-feira.

Nos primeiros três meses de 2019, as forças internacionais e pró-governo foram responsáveis pela morte 305 civis, enquanto os grupos insurgentes mataram 227 pessoas, afirma o relatório trimestral da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA).

Várias mortes aconteceram em ataques aéreos ou missões de reconhecimento, executadas fundamentalmente pelas forças afegãs. Algumas unidades "parecem atuar com total impunidade", afirma o documento.

"A UNAMA pede às forças de segurança nacional afegãs e às forças militares internacionais que façam investigações sobre as suspeitas de vítimas civis, publiquem os resultados e indenizem as vítimas de maneira apropriada".

A ONU começou compilar estatísticas de vítimas civis em 2009, quando a situação de segurança no Afeganistão começou a deteriorar.

Os novos números foram divulgados no momento em que os Estados Unidos, país com presença militar no Afeganistão desde 2001, intensifica as operações aéreas, ao mesmo tempo que tenta negociar um acordo de paz com os talibãs, que atualmente controlam amplos setores do território afegão.

O ano de 2018 foi o mais violento até agora para os civis afegãos, com 3.804 mortos segundo a UNAMA.

wat/sst/cn/ahe/jf/am/sgf/fp