Topo

Bolsonaro preocupado com possível vitória de Kirchner na Argentina

25/04/2019 20h04

Brasília, 25 Abr 2019 (AFP) - O presidente Jair Bolsonaro manifestou nesta quinta-feira sua preocupação de que a Argentina se torne uma "outra Venezuela" com a eventual eleição da ex-presidente Cristina Kirchner, que fez parte do grupo de governantes de esquerda na década passada na América do Sul.

Em declarações à imprensa em Brasília, Bolsonaro atribuiu as dificuldades econômicas da Argentina ao fato de o presidente Mauricio Macri realizar as reformas econômicas que propunha pela metade.

"A Argentina fez uma reforma meia boca, e o Macri está tendo problema agora. E os problemas se avolumam. Pode a oposição voltar. E é uma preocupação da nossa parte, porque nós não queremos uma outra Venezuela aqui na América do Sul".

A peronista Kirchner lidera as pesquisas contra Macri, que tentará a reeleição no próximo dia 27 de outubro, em meio à recessão e à alta da inflação.

A Venezuela está mergulhada em uma grave crise econômica, política e social sob a presidência de Nicolás maduro, sucessor do finado Hugo Chávez.

Chávez e Kirchner foram dois dos principais líderes da onda de esquerda que envolveu vários países da América do Sul, junto a Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), atualmente preso por corrupção.

js/lr