Topo

Ex-agente da CIA se declara culpado de espionar para a China

12.out.2017 - O homem de gravata azul é identificado pela imprensa local de Hong Kong como o ex-agente da CIA Jerry Chun Shing Lee - Anthony Wallace/AFP
12.out.2017 - O homem de gravata azul é identificado pela imprensa local de Hong Kong como o ex-agente da CIA Jerry Chun Shing Lee Imagem: Anthony Wallace/AFP

01/05/2019 21h49

Um ex-agente da CIA pode passar o resto da vida na prisão após se declarar culpado hoje de espionar para a China, informou o Departamento de Justiça americano.

Jerry Chun Shing Lee, de 54 anos, foi preso em janeiro de 2018, suspeito de ter fornecido informações sobre uma rede de informantes da CIA que foi desmantelada pela China entre 2010 e 2012.

Lee confessou ser culpado perante um tribunal de primeira instância dos Estados Unidos no distrito de Virgínia, por conspirar para fornecer informações sobre a defesa nacional para a China, segundo uma declaração do Departamento de Justiça.

Ex-funcionário da Agência Central de Inteligência (CIA), Lee deixou o emprego em 2007 e se mudou para Hong Kong.

De acordo com o Departamento de Justiça, dois agentes da inteligência chinesa o abordaram em abril de 2010 e ofereceram a ele US$ 100 mil por informações além de proteção vitalícia se ele cooperasse, acrescenta.

Ele então forneceu informações detalhadas, como a "localização específica e o calendário de uma delicada operação da CIA".

John Brown, vice-diretor de inteligência do FBI, disse que as ações de Lee tinham "ramificações perigosas".

"Conscientemente ajudando um governo estrangeiro, Lee colocou a segurança nacional do nosso país em sério risco e ameaçou a segurança pessoal de pessoas inocentes, especialmente seus ex-colegas de inteligência", disse Brown.

Lee receberá sua sentença, que pode chegar à prisão perpétua, em 23 de agosto.