Topo

EUA dizem que o Irã está sendo ambíguo em seu planos nucleares

08/05/2019 12h33

Londres, 8 Mai 2019 (AFP) - O anúncio do Irã de que vai parar de implementar alguns de seus compromissos do acordo internacional de 2015 sobre seu programa nuclear é "intencionalmente ambíguo", disse o secretário de Estado americano Mike Pompeo em uma entrevista coletiva em Londres.

Pompeo viajou para o Reino Unido com a missão de convencer este importante aliado europeu a dar seu apoio a Washington contra a China e o Irã.

O Reino Unido continua a participar - juntamente com Alemanha, França, Rússia e China - no pacto internacional de 2015 sobre o programa nuclear iraniano, denunciado unilateralmente pelos Estados Unidos há um ano.

E apesar de na quarta-feira ter reagido ao anúncio de Teerã dizendo que é um "passo inoportuno", ele rejeitou no momento a imposição de sanções ao Irã, como fez Washington em agosto passado.

Este anúncio "foi intencionalmente ambíguo", disse Pompeo em coletiva de imprensa no final de uma reunião com seu colega britânico Jeremy Hunt e antes de uma reunião com a primeira-ministra Theresa May.

"Teremos que esperar e ver quais são as ações do Irã", acrescentou. Os iranianos "fizeram uma série de declarações sobre as ações que ameaçam fazer o mundo reagir (...) Os Estados Unidos esperarão para ver" o que acontece, insistiu.

bur-acc/mb/cn