Topo

Violentos combates no sul de Trípoli

21/05/2019 17h59

Trípoli, 21 Mai 2019 (AFP) - Os combates se intensificaram nesta terça-feira (21) entre as forças leais ao Governo de Acordo Nacional (GNA) e as tropas do marechal Khalifa Haftar no sul da capital líbia, após vários dias de relativa calma.

Mais de seis semanas após o início de seu ataque a Trípoli, o marechal Haftar, homem forte do leste do país, e seu autoproclamado Exército Nacional Líbio (ANL), continuam enfrentando uma feroz resistência das forças do GNA, reconhecido pela comunidade internacional.

Na terça-feira, do centro da cidade se ouviram disparos de artilharia pesada. São os confrontos mais violentos desde o início do mês de jejum muçulmano de Ramadã, em 6 de maio.

Foi registrado um confronto no bairro de Salahedin, no subúrbio sul, onde as tropas pró-GNA ganharam terreno, segundo seu porta-voz Mustafa Al Mejii.

Desde 4 de abril, os combates deixaram 510 mortos e 2.467 feridos, de acordo com um balanço divulgado na segunda-feira pela Organização Mundial de Saúde.

Os combates obrigaram mais de 75.000 pessoas a deixar suas casas, segundo a ONU.

O enviado da ONU na Líbia, Ghassan Salamé, advertiu nesta terça-feira que o ataque a Trípoli é "somente o início de uma guerra longa e sangrenta" que pode se estender para a região, e pediu medidas para cortar o fluxo de armas aos combatentes.