Topo

Operação conjunta do Níger, França e EUA elimina 18 combatentes do EI

20/06/2019 18h04

Niamei, 20 Jun 2019 (AFP) - Uma operação militar conjunta do Níger, França e Estados Unidos terminou com a morte de 18 "terroristas" do grupo jihadista Estado Islâmico no Grande Saara (EIGS) no oeste do Níger, em uma zona saariana perto de Mali, informou nesta quinta o governo do Níger em um comunicado.

A operação se desenvolveu entre 8 e 18 de junho, sem que ocorressem baixas entre as forças aliadas, afirmou o texto.

"Uma importante operação militar conjunta denominada 'ACONIT' na qual participaram forças armadas nigerinas, da operação [francesa] Barkhane e com o apoio de aliados americanos ocorreu entre 8 e 18 de junho. O saldo é de 18 terroristas neutralizados e cinco terroristas detidos, entre eles três nigerinos" apontou o texto.

A operação ocorreu "na região fronteiriça norte de Tongo Tongo onde atua um grupo terrorista do EIGS implicado na emboscada de 14 de maio de 2019", acrescentou a mesma fonte.

No último 14 de maio morreram 28 soldados nigerinos perto de Tongo Tongo durante uma emboscada, reivindicada posteriormente pelo EIGS.

bh/pgf/jz/pb/db

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Internacional