Topo

Manifestantes no Sudão aceitam proposta da Etiópia para transição

22/06/2019 19h13

Cartum, 22 Jun 2019 (AFP) - Os representantes do movimento de protestos no Sudão aceitaram neste sábado uma proposta da mediadora Etiópia para formar um órgão composto majoritariamente por civis a fim de assegurar a transição política, enquanto se mantém a disputa com o Exército, no poder.

"Acreditamos que nossa concordância com esta proposta seja um grande passo para a realização dos objetivos da revolução, que são a liberdade, paz e justiça", indicou o representante Babiker Faiçal. "Isso levará o nosso país por um bom caminho até um período de transição que resultará em uma democracia duradoura."

O Conselho Militar, que tem as rédeas do país desde que o presidente Omar Al-Bashir foi destituído, em 11 de abril, após três décadas no poder, ainda tem que dar a sua resposta à proposta, feita pelo enviado etíope, Mahmud Drir.

Após meses de manifestações no país, a tensão persiste entre o Conselho Militar de Transição e as principais forças dos protestos. Os manifestantes querem que o Conselho ceda o poder aos civis.

As negociações foram suspensas em maio, uma vez que cada grupo queria liderar a futura instância de transição. A proposta etíope prevê uma instância de transição formada por 15 pessoas, oito civis e sete militares.

mz-tgg-jds/iw/es/lb