Topo

Oposição canadense pede para Trudeau endurecer tom contra a China

29/06/2019 17h17

Montreal, 29 Jun 2019 (AFP) - O líder do principal partido da oposição canadense pediu para o primeiro-ministro, Justin Trudeau, ser mais duro com Pequim e adotar represálias para solucionar a disputa entre os dois países e garantir a libertação dos canadenses presos na China.

"Mais uma vez, peço para Justin Trudeau responder energicamente às transgressões da China e enviar a seguinte mensagem: o Canadá não se deixará ser pisado", disse Andrew Scheer, cujo partido conservador lidera as pesquisas de intenção de voto nas pesquisas para eleições parlamentares de outubro.

As relações entre China e Canadá atravessam uma grave crise desde a prisão, em dezembro, em Vancouver de uma executiva da gigante chinesa Huawei, Meng Wanzhou, a pedido dos Estados Unidos. A Justiça americana lhe acusa de driblar sanções contra o Irã.

Desde a prisão, as autoridades chinesas prenderam dois canadenses por suspeita de espionagem e bloquearam as importações de produtos agrícolas canadenses. Pequim diz que essas medidas não estão relacionadas ao caso da Huawei.

Scheer pediu ao primeiro-ministro para "aumentar o número de inspeções" sobre as importações chinesas, para "rever todos os investimentos" e para considerar "represálias tarifárias" sobre as compras daquele país.

"Enquanto o governo chinês tiver nossas exportações e nossos cidadãos como reféns (...) não temos escolha senão contra-atacar", disse Scheer em um comunicado.

ps/AB/mls/gma